terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Reportagem do mês- A evolução de Real Football


Nos telemóveis, Real Football foi o primeiro simulador de futebol e rapidamente tornou-se numa série de culto. Juntamente com POP (Prince of Pérsia), este jogo foi um dos pioneiros da empresa, desde o primeiro RF a preto-e-branco até já aos jogos da nova geração. Mas RF teve de percorrer um longo caminho para chegar onde chegou:

RF 2004- Não foi o primeiro da série, mas foi talvez o que teve melhor recepção, talvez por ser o primeiro da série a cores. Quem não se lembra? Na altura só se podia jogar com selecções, a camêra era na horizontal e o único modo de jogo era o Euro Cup, Taça não licenciada do Euro 2004 (que se disputava em Portugal). 
PONTUAÇÃO: 91


RF 2005- Sem muitas novidades, este foi também um importante jogo da série, dado que foi o primeiro com a camêra na diagonal, alvo de muitas críticas por parte a imprensa especializada. Também foi a estreia da nova jogabilidade, em que na altura do remate, havia um indicador que que tínhamos de esperar que chegasse ao sítio onde queríamos rematar, este também alvo de muitas críticas. No final de cada jogo, o treinador (o jogador) tinha de de escolher o homem do jogo, e se acertasse, a equipa ganhava mais moral.   
PONTUAÇÃO: 77

RF 2006- Último jogo da geração 2G, RF continuava com os mesmos problemas de sempre: Camêra na diagonal, jogabilidade, falta de licenciamentos. Mas continuava a vender. A mesma opção de escolher o homem do jogo continuava (opção que seria descontinuada no ano seguinte) e uma versão 3D do jogo foi lançada, marcada por vários bugs e gráficos a desejar. Nesta versão poderíamos escolher equipas, mas só algumas estavam disponíveis. Jogo também marcado pela inclusão do modo World Cup.
PONTUAÇÃO: 81



RF 2007- O jogo chegaria ao seu auge. De longe o melhor da série: Novos gráficos, algumas das melhores ligas europeias, mais de 150 equipas disponíveis incluindo selecções, novas condições meteorológicas incluindo chuva, neve... Vários modos de jogos incluindo Int'l Cup, Euro Cup, European Cup... Enfim, as novidades eram muitas. Também grande atenção para o modo 3D lançado deste jogo.
PONTUAÇÃO: 97  




RF 2008- Sem muitas novidades em relação ao seu antecessor, RF mantinha a mesma solidez que fez (e ainda faz) deste jogo um sucesso, Com uma novidade interessante. Era possível, com um novo modo de jogo recriar os grandes momentos da história do futebol, como a final do mundial 2006: A cabeçada de Zidane a Materazzi deu vermelho ao Francês, e agora o jogador, com pouco tempo no prolongamento têm que dar a vitória à selecção Francesa. Também, com o modo Road to EURO 2008, o jogador escolhia uma selecção, e à levava até até ao EURO 2008. Um modo 3D também foi feito este jogo. 
PONTUAÇÃO: 92
RF 2009: O jogo começava a ganhar fama de derradeiro simulador móvel, mas ainda havia muito trabalho por parte da Gameloft. Primeiro jogo da série que permitia ao jogador jogar com um amigo via bluetooth, e estreia também do modo RF League. Modo que permitia escolher uma equipa, fazendo jogos e à medida que se ia ganhando pontos, submetia-se os pontos na RF League chart via online. Sem ser estas grandes novidades, não havia mais nada de novo.
PONTUAÇÃO: 94 


RF 2010- O derradeiro simulador de futebol para telemóveis. Cheio de novidades: O modo Club Master, que consistia em escolhermos a nossa equipa e levá-la até ao sucesso, com a opção de comprarmos jogadores... Onde é que já vi isto? Também o novo modo Enter the legend onde personalizávamos o nosso jogador e conforme as nossas prestações, poderíamos ser escolhidos para os melhores clubes da Europa. Nesse modo, poderámos também ganhar diversos prémios conforme os jogos que fizéssemos. RF League voltava, melhor que nunca, e o aclamado modo Bluetooth. Um dos melhores da série. Também, o primeiro da série com jogo para Iphone e Android. Primeiro também com possibilidade de transferimos a nossa equipa do RF manager para este. 
PONTUAÇÃO: 96 

RF 2011- Sem muitas novidades, a imprensa começava a destacar a forte utilização deste motor de jogo, e a repetição constante das animações. Gráficos ligeiramente melhorados, mas sem nada de novo. Talvez um dos piores da geração 3G. Primeiro jogo da série já com o novo carimbo da editora Gameloft. Estreia da classificação de golos.
PONTUAÇÃO: 85 

RF 2012- Sem nada de novo, continua a oferecer o mesmo divertimento que a série proporcionava à já muitos anos, mas com o começo da geração 4G isto começava a ser pouco. As mesmas opções, mesmos modos, destaque para a pausa da RF League. Villa continuava na capa. 
PONTUAÇÃO: 84 
 
RF 2013- Primeiro da geração 4G, e marcado pelo regresso da RF League, RF voltava com algumas novidades: a RF Lottery (poderão saber tudo na análise), novos gráficos e Falcão na capa. Mas para um jogo da nova geração, isto já não era suficiente. Poderão saber tudo sobre este jogo na análise feita neste site.
PONTUAÇÃO: 79 

Já percorremos um longo caminho. Esperemos que a Gameloft continue a trazer o mesmo empenho e dedicação a este jogo que é um dos melhores da editora.

1 comentário: